Brigada Militar realiza operação de combate à poluição sonora no norte do Rio Grande do Sul

Ação coíbe uso irregular de som automotivo e apreende equipamentos durante fiscalização ambiental

Na noite de quinta-feira, 11 de dezembro, a Brigada Militar, por meio do 3° Batalhão Ambiental (BABM) e do 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon), realizou uma operação de combate à poluição sonora no norte do Rio Grande do Sul.

Após o recebimento de denúncias, os policiais militares atuaram na localidade de Engenheiro Luiz Englert, no município de Sertão, com o objetivo de fiscalizar e coibir o uso irregular de som automotivo e equipamentos similares que causam perturbação do sossego público. Para medir os níveis de pressão sonora dos veículos, as equipes do 3º BABM utilizaram sonômetros, equipamentos de alta tecnologia que captam frequências sonoras e medem a intensidade em decibéis.

Durante a ação, as equipes identificaram cerca de 70 pessoas aglomeradas no local e constataram que o barulho vinha de caixas de som voltadas para a via pública. Com o uso do sonômetro, foi verificado que os ruídos estavam muito acima dos padrões permitidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O responsável pelo equipamento foi autuado, e as caixas de som foram apreendidas, conforme Termo de Apreensão.

A emissão de ruídos acima dos limites estabelecidos pode causar danos à saúde humana e ao meio ambiente. Por isso, a Brigada Militar, por meio do Comando Ambiental, mantém constante vigilância nessa área, atuando na proteção ambiental e na garantia do bem-estar da população.

Spatur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo