Brigada Militar resgata pacas mantidas em cativeiro ilegal em Panambi
Ação do 3º Batalhão Ambiental resulta na apreensão de animais silvestres e carne de procedência ilegal no interior do município

A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou pacas mantidas em cativeiro ilegal, na localidade de Iriapiria I, interior de Panambi, nesta quarta-feira, 3 de dezembro.
A operação ocorreu após uma denúncia anônima, que levou a equipe do 3º BABM até uma propriedade onde foram encontradas gaiolas com quatro pacas (Cuniculus paca) mantidas de forma irregular. No mesmo local, os policiais localizaram duas armadilhas utilizadas para a captura de outros animais silvestres.
Durante a fiscalização, os agentes também encontraram aproximadamente 20 quilos de carne semelhante à de capivara, armazenada em um refrigerador, evidenciando o comércio ilegal de carne de animais silvestres.
As armadilhas e a carne foram apreendidas, sendo que o material cárneo foi inutilizado por não ser próprio para consumo ou doação. Já as pacas foram resgatadas e, após avaliação veterinária, poderão retornar ao habitat natural.
O responsável pela propriedade foi autuado e responderá por crimes ambientais, conforme a legislação vigente.






