Cavalo Caramelo terá monumento de quatro metros em Estrela

Escultura, doada por artista pernambucano, será instalada às margens da BR-386 em homenagem à resistência das enchentes.
O cavalo Caramelo, que se tornou um símbolo da resistência e resiliência durante as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em 2024, será tema de um monumento de quatro metros. A escultura será instalada às margens da BR-386, em Estrela, próximo à futura sede da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).
O anúncio foi feito pelo presidente da Amvat, Moisés de Freitas, durante uma assembleia da entidade em Arroio do Meio. A obra é uma doação do escultor pernambucano Ranilson Viana, de Petrolina, que procurou a entidade para presentear a região com uma peça que representasse a força e união dos municípios gaúchos afetados.
Caramelo ganhou notoriedade nacional e internacional após permanecer por dias sobre o telhado de uma casa alagada, em Canoas, à espera de resgate. A imagem do animal transformou-se em um ícone da tragédia e da esperança, sendo alvo de diversas homenagens, incluindo na Expointer. O artista insistiu que o anúncio fosse feito aos prefeitos como um presente ao Vale do Taquari.






