Chuvas intensas e ventos fortes provocam danos em diversos municípios gaúchos

As fortes chuvas e rajadas de vento registradas na tarde de domingo, 28 de dezembro, causaram destelhamentos, quedas de árvores e interrupções de energia elétrica em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, conforme dados divulgados pela Defesa Civil Estadual.

Os maiores volumes de chuva acumulada em 24 horas foram registrados em Itaqui (105,8 mm), Rosário do Sul (84,1 mm), Barão do Triunfo (67,6 mm) e Santa Bárbara do Sul (66,0 mm). Já nas últimas 12 horas, Itaqui (104,8 mm) e Rosário do Sul (83,0 mm) lideraram os índices de precipitação.

Em relação à velocidade do vento, o município de Sarandi teve a maior rajada, com 64,4 km/h, seguido por Rolante (61,9 km/h) e Maçambará (59,5 km/h).

Diversos municípios relataram ocorrências de danos desde o sábado, dia 27. Entre eles, Cachoeirinha, com queda de árvore sobre a via pública; Eldorado do Sul, com destelhamento de dez casas; Encruzilhada do Sul, com cerca de 50 residências danificadas; e Santa Maria, onde a chuva intensa provocou o transbordamento de arroios e o comprometimento de acessos e pontes.

Outros registros incluem queda de árvores e postes, destelhamentos parciais e interdições de pontes, como em São João da Urtiga, São Borja, Três Cachoeiras, Torres e São Pedro do Butiá.

A Defesa Civil segue monitorando as condições meteorológicas e recomenda que a população acompanhe os alertas oficiais e, em caso de emergência, ligue 190 ou 193.

Fonte: Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – Comunicação Social (CMDEC e CODEC)

Animalada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo