Ciclone extratropical provoca chuva intensa, ventos fortes e risco de granizo no Rio Grande do Sul, alerta Metsul

Defesa Civil emite alerta para temporais e rajadas que podem superar 100 km/h entre terça e quarta-feira

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou, nesta segunda-feira, 8 de dezembro, o boletim meteorológico sobre a formação de um ciclone extratropical que deve atingir o estado entre terça (9) e quarta-feira (10). O fenômeno promete trazer chuvas fortes, rajadas intensas de vento e queda de granizo em diversas regiões.

De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC), a chuva será intensa em praticamente todo o território gaúcho na terça-feira, com acumulados de até 120 mm/dia no Sul, Costa Doce, Campanha e Litoral Norte, e 100 mm/dia nas demais regiões. À noite, os ventos podem chegar a 100 km/h no Sul e na faixa litorânea. O mar deve ficar agitado e há risco de temporais isolados no Norte, Nordeste, Vales e Serra.

Na quarta-feira (10), o ciclone avança para o oceano, mas ainda deve provocar ventos de até 110 km/h no Sul e Litoral Médio, e entre 80 e 100 km/h na Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte e extremo Nordeste. As chuvas continuam intensas no Sul, Costa Doce e Litoral Norte, com volumes entre 60 e 100 mm/dia.

A previsão indica que, na quinta-feira (11), o sistema perderá força gradualmente, mas o vento seguirá forte, com rajadas entre 60 e 80 km/h em áreas do Litoral Norte. O mar permanecerá agitado, com risco de ressaca.

Situação hidrológica

O cenário atual mostra níveis de rios entre normalidade e crítico, especialmente na metade sul do estado. Com as chuvas intensas previstas, a Defesa Civil coloca em atenção e alerta os municípios em nível amarelo e laranja no mapa hidrológico, devido ao risco de enxurradas, alagamentos urbanos e elevações rápidas em arroios e rios menores.

A Defesa Civil do RS recomenda que a população evite áreas alagadas, mantenha distância de postes e árvores, e acompanhe os alertas oficiais emitidos pelos canais do governo estadual.

Sair da versão mobile