Defesa Civil alerta para temporais e risco de granizo no Rio Grande do Sul nos próximos dias

A atuação de uma área de baixa pressão deve provocar temporais isolados e risco de granizo em diversas regiões do Rio Grande do Sul entre domingo, 14 de dezembro, e terça-feira, 16 de dezembro. A Defesa Civil Estadual reforça o alerta para vento forte, chuva intensa e condições de tempo severo, especialmente na segunda-feira.

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual informa que no domingo, 14 de dezembro, há previsão de temporais isolados com queda de granizo, chuva forte e descargas elétricas em áreas do Centro, Vales, Norte, Serra, Nordeste e parte do Litoral Norte, com acumulados entre 5 e 30 milímetros por dia.

Na segunda-feira, 15 de dezembro, o avanço de uma frente fria intensifica as instabilidades, elevando o potencial para rajadas intensas de vento entre 80 e 100 km/h, chuva forte e granizo em grande parte do Estado. As regiões em alerta laranja — que incluem Missões, Noroeste, Norte, Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Serra e Litorais Médio e Norte — devem ter atenção redobrada. Os acumulados de chuva variam de 10 a 60 milímetros por dia, podendo chegar a 100 milímetros em pontos das Missões, Centro, RMPOA e Costa Doce.

Durante a madrugada e manhã de terça-feira, 16 de dezembro, a frente fria ainda deve provocar chuva moderada a forte com raios no Noroeste, Norte, Nordeste, Centro, Costa Doce, RMPOA, Serra e Litoral Norte e Médio, com acumulados entre 10 e 40 milímetros por dia. Ao longo do dia, o tempo volta a se estabilizar, e o sol deve predominar em todo o território gaúcho.

A Defesa Civil recomenda que a população acompanhe as atualizações meteorológicas, evite áreas alagadas e busque abrigo durante as tempestades.

Sair da versão mobile