Defesa Civil do RS emite alerta para temporais e ventos de até 90 km/h neste fim de semana

Frente fria deve provocar chuva intensa, granizo e rajadas fortes em diversas regiões do Estado entre sábado e domingo

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta meteorológico informando que o avanço de uma frente fria poderá provocar tempestades isoladas com chuva forte a intensa, granizo e ventos que podem ultrapassar os 90 km/h neste sábado (27) e domingo (28).

No sábado (27), os temporais devem se formar inicialmente na região da Campanha, no Sul e próximo ao Uruguai. Pela manhã, a instabilidade deve atingir também a Costa Doce e o Litoral Médio, com chuva intensa e granizo isolado. Durante a tarde e noite, as tempestades se espalham por praticamente todo o Estado, com rajadas de vento acima de 90 km/h. Os acumulados de chuva variam entre 20 e 75 mm/dia, podendo ultrapassar 100 mm/dia em áreas da Campanha, Centro e Sul.

Na madrugada e tarde de domingo (28), a chuva retorna com força no Oeste e Missões, avançando em direção ao Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e metade Norte. Nessas regiões, há risco de chuva intensa, granizo e ventos acima de 90 km/h. Os acumulados diários podem chegar a 90 mm, especialmente no Oeste, Missões, Noroeste e Centro.

A tendência é que, na segunda-feira (29), os temporais isolados retornem ao Noroeste e Norte, com chuva forte e possibilidade de granizo, totalizando entre 20 e 40 mm/dia, podendo chegar a 75 mm/dia em pontos isolados.

Ao final do período de instabilidade, os acumulados de chuva devem variar entre 20 e 120 mm no Estado, podendo ultrapassar 150 mm em regiões do Oeste, Missões, Noroeste, Centro, Costa Doce e Campanha.

A Defesa Civil recomenda atenção redobrada, especialmente para moradores de áreas com histórico de alagamentos, enxurradas e deslizamentos, e orienta que alertas sejam acompanhados pelos canais oficiais do órgão.

Verauto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo