Desconto máximo para pagamento antecipado do IPVA 2026 termina nesta terça-feira

Redução pode chegar a 25,6% com benefícios combinados; governo alerta para golpes e reforça canais oficiais

Os motoristas que desejam aproveitar o desconto máximo no pagamento do IPVA 2026 têm até esta terça-feira (30/12) para quitar o tributo de forma antecipada. A quitação antecipada garante 3% de abatimento automático, além de evitar reajuste pela variação da UPF/RS, estimada em 4,43%. Somando os benefícios dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão, o desconto pode atingir até 25,69%.

A obrigatoriedade do pagamento se aplica a veículos fabricados a partir de 2007, exceto os isentos por lei. A consulta do valor e a geração do QR Code para pagamento podem ser feitas pelo aplicativo IPVA RS ou pelo site da Secretaria da Fazenda. O pagamento pode ser realizado via Pix, bancos conveniados e casas lotéricas. A Sefaz reforça o alerta para verificação dos dados do destinatário ao realizar a transação, como nome, CNPJ e instituição bancária, para evitar golpes.

O Bom Motorista concede descontos de até 15% a quem não teve infrações nos últimos três anos. Já o Bom Cidadão oferece até 5% de abatimento para quem informa o CPF na nota fiscal em compras no varejo. Neste ano, 920 mil veículos foram contemplados com o desconto máximo do Bom Motorista e 908 mil com o do Bom Cidadão, totalizando R$ 328 milhões em deduções em todo o estado.

Sair da versão mobile