Dom José Gislon destaca espírito de serviço e agradece aos padres pelas novas missões pastorais
A Diocese de Caxias do Sul publicou, neste sábado, 20 de dezembro, as nomeações e transferências do clero secular para o ano de 2026, após consulta ao Colégio de Consultores e considerando as necessidades espirituais e pastorais das comunidades. As mudanças entram em vigor conforme o calendário de posse de cada presbítero.
Entre as designações anunciadas, destacam-se:
- A Paróquia São José, de Cambará do Sul, será atendida pelos padres da Paróquia São Francisco de Paula, tendo o padre Adilson Zilio como administrador paroquial.
- O padre Joone Fachinelli assume como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, permanecendo como auxiliar do Santuário Diocesano.
- O padre Miguel Mosena será o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Caxias do Sul.
- O padre Elói Conte Rech foi nomeado pároco da Paróquia São José, em Vista Alegre do Prata.
- O padre Ilvo Botega assume a Paróquia Santo Antônio, em Nova Pádua.
- O padre Melchior Esaú Stuani será pároco da Paróquia São Pedro, em Guabijú.
- O padre Sérgio Tonet atuará como vigário paroquial da Paróquia Cristo Rei, em Bento Gonçalves.
- O padre Diego Bettoni será vigário paroquial da Paróquia Santos Apóstolos, em Caxias do Sul.
- O padre Sebastião de Vargas Furtuna exercerá a função de vigário paroquial da Paróquia Sagrada Família e capelão hospitalar, em Caxias do Sul.
- O padre Oberdan Cavazzola foi designado vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves.
- O padre José Mussoi entra em ano sabático.
- O seminarista Stefano Fagundes Petroli realizará seu ano pastoral na Paróquia São João Batista – Santuário de Nossa Senhora Aparecida e na Paróquia Santo Antônio, em Nova Prata.
Em nota oficial, o bispo diocesano Dom José Gislon, OFMCap, expressou agradecimento aos padres pelas missões desempenhadas e confiança nas novas etapas pastorais, pedindo que as comunidades acolham com carinho os sacerdotes transferidos.
“Invocando as mais abundantes bênçãos divinas sobre a vida e o ministério de cada presbítero, coloco todos sob a materna intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio, Padroeira de nossa Diocese”, afirmou Dom José Gislon.
O comunicado foi assinado também pelo padre Eleandro Teles, chanceler do bispado, e marca um novo ciclo de organização pastoral na Diocese.








