O Rio Grande do Sul enfrentará um sábado de calor sufocante, com máximas previstas entre 35 °C e 40 °C em boa parte do estado. A onda de calor é provocada por uma intensa massa de ar quente, que já fez os termômetros ultrapassarem os 38 °C no Noroeste na sexta-feira. As regiões Sul, Campanha, Oeste, Centro e Noroeste devem registrar os maiores picos de temperatura, com destaque também para Porto Alegre, onde as máximas devem atingir entre 36 °C e 37 °C, e o Vale do Sinos, com previsão de até 38 °C.
O forte aquecimento mantém o sol predominando ao longo do dia, mas há possibilidade de formação de nuvens e pancadas isoladas de chuva, especialmente no domingo. A MetSul Meteorologia emitiu alerta para temporais pontuais com granizo e rajadas de vento na Metade Oeste do estado entre a tarde e a noite de domingo. O calor intenso não dá trégua, estendendo-se pelo fim de semana e elevando os riscos de eventos climáticos mais severos.
A próxima semana deve começar ainda mais preocupante: um ciclone extratropical com potencial destrutivo pode se formar entre terça e quarta-feira, com origem na combinação de áreas de baixa pressão vindas do Pacífico, Argentina, Paraguai e Chile. O fenômeno deve trazer ventos de até 100 km/h ou mais no Sul e Leste do estado, incluindo Porto Alegre, além de chuva intensa com volumes entre 100 mm e 200 mm em algumas áreas. Há risco elevado de impacto sobre o sistema elétrico, alagamentos e danos estruturais, especialmente na quarta-feira, quando o ciclone estará mais próximo da costa gaúcha.








