Força-tarefa apreende 900 quilos de alimentos impróprios na região noroeste do RS

Operação fiscalizou quatro supermercados e encontrou produtos vencidos, sem origem e fora da temperatura adequada

A Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos realizou, na quarta-feira, 10 de dezembro, uma operação de fiscalização na região noroeste do Rio Grande do Sul, que resultou na apreensão de aproximadamente 900 quilos de produtos impróprios para consumo. A ação ocorreu no município de Garruchos e teve como foco o combate à comercialização irregular de alimentos.

Durante a operação, quatro supermercados foram fiscalizados e todos apresentaram irregularidades. Entre os problemas encontrados estavam grande quantidade de produtos vencidos, mercadorias sem origem, itens fracionados de forma irregular e fora da temperatura adequada. Também foram apreendidas bebidas alcoólicas e vinhos vencidos e sem procedência, além de constatada a produção irregular de embutidos.

Entre os produtos apreendidos estavam carnes, embutidos, chocolates, leite, bebidas lácteas, iogurtes, queijos, produtos de padaria e até pacotes de fraldas fora do prazo de validade, além de unidades de álcool cuja venda é proibida em supermercados. Todos os produtos foram descartados de forma adequada.

A ação contou com a participação do promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Defesa do Consumidor de Porto Alegre, servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), além de representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Garruchos, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).

A operação reforça o compromisso das instituições envolvidas com a proteção da saúde pública e o combate à comercialização de produtos que colocam em risco o consumidor gaúcho.

Sair da versão mobile