Jair Bolsonaro finaliza procedimento cirúrgico para tratar soluços persistentes em Brasília

Ex-presidente passou por complemento de bloqueio do nervo frênico nesta segunda-feira e permanece em observação no hospital DF Star.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro confirmou, na tarde desta segunda-feira, 29 de dezembro, a conclusão do novo procedimento médico realizado por Jair Bolsonaro. Internado no hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente foi submetido à segunda etapa de um bloqueio do nervo frênico, técnica utilizada para interromper crises crônicas de soluço que não respondem a tratamentos convencionais. Além desta intervenção, ele já havia passado por uma cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral na última quinta-feira.

O ex-presidente, que cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão, obteve autorização judicial para os procedimentos devido ao seu estado de saúde. Segundo a equipe médica, o bloqueio do nervo frênico consiste na aplicação de anestesia local para reduzir temporariamente a atividade do nervo que controla o diafragma. A intervenção desta segunda-feira visava solucionar o problema de forma definitiva, após uma primeira tentativa realizada no sábado.

A previsão de internação total é de cinco a sete dias, dependendo da evolução clínica nas próximas 48 horas de observação. Caso não ocorram intercorrências, Bolsonaro poderá receber alta para seguir com fisioterapia de reabilitação e medidas preventivas contra trombose. O ex-presidente permanece sob custódia, após ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal por crimes relacionados a tentativa de golpe de Estado, corrupção e incitação a atos antidemocráticos.

Sair da versão mobile