Vice-governador assume interinamente o governo do estado até dia 2 de janeiro de 2026
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, transmitiu o cargo ao vice-governador Gabriel Souza nesta sexta-feira, 26 de dezembro, em razão de um afastamento temporário durante o recesso de fim de ano.
Gabriel Souza assume interinamente o comando do governo estadual até dia 2 de janeiro de 2026, período em que responderá oficialmente como governador do Estado.
Natural de Porto Alegre, nascido em 2 de janeiro de 1984, Gabriel cresceu em Tramandaí, no Litoral Norte, onde iniciou sua trajetória pública ainda na adolescência, como líder estudantil. É casado com Talise Tiecher e pai de Dora.
Com mais de 20 anos de vida pública, Gabriel Souza foi deputado estadual por dois mandatos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, onde exerceu funções de destaque como presidente do Parlamento, líder do governo e líder de bancada.
Possui formação acadêmica diversificada: é mestre em Direito Empresarial e Cidadania, especialista em Gestão Pública e formado em Medicina Veterinária. Também realizou formações executivas pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, pelo Insper, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina.
Na esfera administrativa, já atuou como assessor da Secretaria Nacional de Juventude, conselheiro do Conselho Nacional de Juventude da Presidência da República e secretário municipal de Planejamento de Tramandaí.
Filiado ao MDB desde os 16 anos, Gabriel exerceu cargos de liderança no partido, como presidente nacional e estadual do núcleo de Juventude e secretário-geral do Diretório Estadual. Atualmente, integra o Conselho Curador da Fundação Ulysses Guimarães (FUG).








