Obras de ficção e não ficção escolhidas pelos editores abordam temas de guerra, arte e questões sociais.
O The New York Times divulgou a lista dos 10 melhores livros de 2025, selecionados pelos editores do influente jornal norte-americano. A lista é composta por cinco obras de ficção e cinco de não ficção. Entre os títulos de Ficção, estão: Angel Down, de Daniel Kraus; The Director, de Daniel Kehlmann; The Loneliness of Sonia and Sunny, de Kiran Desai; The Sisters, de Jonas Hassen Khemiri; e Stone Yard Devotional, de Charlotte Wood.
Os cinco livros de Não Ficção eleitos são: A Marriage at Sea, de Sophie Elmhirst, que narra a luta pela sobrevivência de um casal após um naufrágio; Mother Emanuel, de Kevin Sack, um relato sobre o massacre em Charleston; Mother Mary Comes to Me, de Arundhati Roy, as memórias da autora sobre sua mãe; There Is No Place for Us, de Brian Goldstone, que investiga a escandalosa realidade de trabalhadores em situação de rua nos EUA; e Wild Thing, de Sue Prideaux, a biografia de Paul Gauguin.
As obras cobrem temas variados, desde batalhas da Primeira Guerra Mundial (Ficção) e estúdios de cinema nazistas (Ficção), até relatos jornalísticos sobre a crise habitacional e biografias de grandes nomes da arte (Não Ficção). A lista completa foi divulgada em segunda-feira, 8 de dezembro.








