Lula conversa com Maduro sobre tensão entre Venezuela e EUA

Planalto busca restabelecer pontes com Caracas após meses de relações estremecidas para possível mediação de crise com os americanos.

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Nicolás Maduro (Venezuela) conversaram por telefone na semana passada sobre a escalada das tensões entre o país vizinho e os Estados Unidos. O contato, confirmado por fontes do Palácio do Planalto, foi o primeiro desde meados de 2024, quando as relações ficaram estremecidas após o regime Maduro descumprir a promessa de apresentar boletins de urnas a diplomatas brasileiros.

De acordo com integrantes do governo, o único tema da ligação foi a crise em curso. O Brasil busca retomar a interlocução com Caracas, frente à possibilidade de precisar mediar a crise com os americanos, uma hipótese sugerida por Lula ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Nesta quarta-feira, 10 de dezembro, as Forças Armadas americanas capturaram um petroleiro na costa venezuelana, em meio à escalada militar na região.

Para o governo brasileiro, uma eventual intervenção militar americana representa um risco à segurança do próprio Brasil, que faz fronteira com a Venezuela e é o destino preferencial de refugiados do país. O objetivo do Planalto é restabelecer pontes para auxiliar na dissolução do conflito, evitando uma crise regional.

Com informações de SBT News.

Sair da versão mobile