Lula diz que suspensão da Lei Magnitsky foi “presente de aniversário” de Trump a Moraes

Presidente do Brasil afirmou que a decisão americana representa o reconhecimento de que não era justo punir um ministro do STF por cumprir a Constituição.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (12), que a suspensão da sanção imposta pelos Estados Unidos contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi um “presente” do presidente Donald Trump ao magistrado, que completa 57 anos neste sábado (13). A declaração foi feita durante um evento em São Paulo.

Lula relatou ter conversado com Trump na semana passada sobre o tema. “Ele perguntou: é bom pra você? Eu falei: não é bom pra mim, é bom para o Brasil, é bom para a democracia brasileira. Aqui você não está tratando de amigo para amigo. Você está tratando de nação pra nação, e a Suprema Corte pra nós é uma coisa muito importante, Trump,” disse Lula.

Momentos antes, Moraes havia agradecido o “empenho” de Lula pela revogação das sanções, classificando o fato como uma “vitória tripla” do Judiciário brasileiro, da soberania nacional e da democracia. As sanções da Lei Magnitsky, que visavam o congelamento de bens e contas nos EUA, foram revogadas. No mesmo evento, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou a polarização política no país, pedindo por uma mudança para a construção de convergência.

Promedseg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo