Lula venceria Flávio Bolsonaro no 2º turno de 2026, diz Datafolha

Pesquisa aponta que o atual presidente teria 51% dos votos, 15 pontos percentuais à frente do senador, mesmo após a pré-candidatura.

Uma nova pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado, 6 de dezembro, indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026 contra o senador Flávio Bolsonaro. O levantamento, que ouviu 2.002 eleitores em 113 municípios, mostrou que Lula teria 51% das intenções de voto, contra 36% de Flávio Bolsonaro, configurando uma diferença de 15 pontos percentuais. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

A coleta de dados foi realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro, ou seja, antes da confirmação oficial da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro ao Planalto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que ocorreu na sexta-feira, 5 de dezembro. O favoritismo de Lula se repete em outros cenários testados pelo Datafolha contra nomes da chamada “direita bolsonarista”.

Em disputas contra outros potenciais concorrentes, o atual presidente também manteria a liderança: ele venceria o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) por 47% a 42%, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) por 50% contra 39%. O cenário, portanto, mostra uma vantagem clara para Lula no segundo turno, apesar dos movimentos do campo conservador para a disputa presidencial.

Sair da versão mobile