Plano Rio Grande e BNDES iniciam estudos de reconstrução do RS

Projeto Rios focará na resiliência e inovação, sugerindo novas medidas para enfrentar eventos hidrometeorológicos na região do Guaíba.

O governador Eduardo Leite deu início ao Projeto Rios – Resiliência, Inovação e Obras para o Futuro do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, 15 de dezembro. A iniciativa, marcada por uma reunião de trabalho no Palácio Piratini com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é um projeto estruturante do Plano Rio Grande, focado no eixo de Governança. O Projeto Rios vai promover um amplo estudo da região hidrográfica do Guaíba, que engloba nove bacias e 252 municípios gaúchos, a fim de sugerir novas medidas para enfrentar futuros eventos hidrometeorológicos.

O objetivo central é fortalecer a resiliência urbana e rural, reduzir o risco de desastres e promover o bem-estar socioambiental na região do Guaíba. O estudo, que levará em conta os mais de 180 projetos já existentes e em andamento pelo Plano Rio Grande, tem um investimento previsto de R$ 30 milhões, via Funrigs. O documento final, contendo o portfólio de novos programas e projetos viáveis, deverá ser entregue em 525 dias. O projeto é acompanhado pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg) e conta com o suporte de um consórcio composto por Deloitte, EBP, Climatempo e Mattos Filho.

O governador Eduardo Leite destacou que a iniciativa vai além da resposta emergencial, estruturando ações que garantam a continuidade das medidas de resiliência, independentemente das futuras gestões. Nelson Barbosa, diretor do BNDES, afirmou que o Projeto Rios marca a transição da resposta imediata para uma agenda estruturante de médio e longo prazo, voltada à redução de riscos e ao fortalecimento da resiliência territorial. O projeto será dividido em quatro fases, que incluem a avaliação de riscos climáticos e a implementação das intervenções priorizadas.

Sebilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo