Polícia Civil deflagra Operação Headquarter em Caxias do Sul contra furto de fios e cabos

Ação da Deic resulta em prisões, apreensão de veículos e mais de 300 quilos de cobre recuperados

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e dos Serviços Delegados (DRCP/Deic), deflagrou, na terça-feira, 2 de dezembro, a Operação Headquarter, no município de Caxias do Sul, com o objetivo de combater o furto de fios e cabos revestidos utilizados em serviços de telefonia.

A ofensiva, coordenada pela delegada Fernanda Drews Amorim, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e medidas cautelares diversas da prisão contra quatro indivíduos investigados. Durante as ações, a polícia também realizou medidas de produção probatória relacionadas à inteligência policial.

No decorrer da operação, dois homens foram presos em flagrante pelo crime de furto qualificado de fios e cabos de transmissão e distribuição de serviços de telefonia. Além das prisões, foram apreendidos dois automóveis utilizados nas práticas criminosas, quatro celulares, equipamentos de uso exclusivo de concessionárias, que serviam para simular licitude nas ações, e 303 quilos de fios e cabos de cobre revestidos.

A Polícia Civil também recuperou R$ 20.658,40 em materiais furtados de uma empresa de telefonia, permitindo a retomada imediata de serviços essenciais à população.

“A operação representa mais um passo importante no enfrentamento ao furto de cabos e à atuação de quadrilhas especializadas, que prejudicam diretamente o fornecimento de serviços públicos e a segurança das comunidades”, destacou a delegada Fernanda Drews Amorim.

Após as diligências e formalização dos procedimentos, os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecem à disposição da Justiça. O inquérito policial segue em andamento para desarticular por completo a rede criminosa de furtadores e receptadores que atua em diversas regiões do Estado.

Sair da versão mobile