Ação faz parte da fase final da Operação “Oculta Parte”, que investiga organização criminosa especializada em fraudes e estelionatos no meio rural
A Polícia Civil prendeu, na manhã de terça-feira, 16 de dezembro, um homem de 41 anos no bairro Pradense, em Vacaria. A ação, realizada por volta das 5h30, integra a fase final da Operação “Oculta Parte”, conduzida pela 2ª Delegacia de Polícia de Passo Fundo, vinculada à 6ª DPRI.
A prisão preventiva foi expedida pela 2ª Vara Estadual de Processos e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro de Porto Alegre, com validade até 11 de dezembro de 2037, com base na Lei nº 12.850, artigo 2º, caput, que trata de organização criminosa.
No cumprimento do mandado, dez policiais civis participaram da ação — quatro de Passo Fundo e seis de Vacaria, integrantes do DRACO e do Setor de Investigação da Delegacia de Polícia local — com o apoio de quatro viaturas.
Durante a operação, foram apreendidos um telefone celular e duas caminhonetes Toyota Hilux, recolhidas ao guincho. Após os procedimentos legais, o preso foi encaminhado ao Presídio de Vacaria, onde permanece à disposição da Justiça.
A Operação “Oculta Parte” resulta de uma investigação de grande porte que apura a atuação de uma organização criminosa altamente estruturada, especializada em estelionatos e falsificação de documentos. De acordo com a Polícia Civil, o grupo adquiria máquinas e implementos agrícolas, caminhões e outros veículos com financiamentos obtidos de forma fraudulenta, utilizando documentos falsos em nome de “laranjas”. Os criminosos deixavam de pagar as parcelas e ocultavam os bens.
A primeira fase da operação, deflagrada em 2024 nos estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso, resultou na recuperação de bens avaliados em cerca de R$ 30 milhões. A análise do material apreendido permitiu identificar dois líderes do grupo, presos nesta etapa final, além de outros comparsas.
Ao todo, 13 pessoas são investigadas, e a ação contou com o apoio de diversas delegacias especializadas da Polícia Civil em todo o estado.








