A Prefeitura de Nova Prata decretou calamidade pública (Decreto 1057) após o incêndio ocorrido na madrugada deste sábado, 27 de dezembro, no Hospital São João Batista. O fogo atingiu principalmente as áreas da maternidade e do bloco cirúrgico, que ficaram gravemente danificadas.
De acordo com o prefeito e o presidente do hospital, não houve pacientes feridos, já que todos foram retirados a tempo. O sistema de alarme de incêndio (PPCI) foi acionado por volta das 3h da madrugada, permitindo a remoção imediata dos internados. O incêndio foi controlado pelas equipes dos bombeiros voluntários e militares de Nova Prata e Veranópolis.
Segundo o presidente do hospital, o centro de parto foi completamente destruído, e o bloco cirúrgico também sofreu sérios danos, com equipamentos atingidos pela fumaça. As cirurgias estão suspensas e o pronto atendimento permanece fechado. Os moradores devem procurar o posto de saúde central de Nova Prata para atendimentos médicos até a normalização dos serviços.
O prefeito agradeceu à Brigada Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e voluntários que atuaram na ocorrência e informou que o município contará com o apoio do Governo do Estado, conforme contato feito pela secretária estadual da Saúde, Rita, que manifestou solidariedade e garantiu auxílio ao hospital.
Equipes técnicas e voluntários já trabalham na limpeza e reorganização da unidade, com o objetivo de restabelecer o atendimento o mais breve possível.
Assista a declaração em vídeo
Fonte: Prefeitura de Nova Prata / Hospital São João Batista








