Dois homens foram presos e um adolescente apreendido durante abordagem; animais estavam em condições degradantes
Na manhã de sábado, 13 de dezembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou três galos de rinha vítimas de maus-tratos e prendeu dois homens, além de apreender um adolescente, durante uma abordagem na BR-153, em Erechim, no norte do Rio Grande do Sul.
Os policiais realizavam patrulhamento ostensivo quando abordaram um veículo Gol, com placas de Erechim. Ao ouvir barulhos vindos do interior do carro, os agentes localizaram os animais no assoalho do banco traseiro, em péssimas condições: amarrados, impossibilitados de mover as asas e apresentando ferimentos visíveis — um deles com o bico quebrado.
Durante a ocorrência, os suspeitos admitiram que os galos seriam utilizados em brigas de rinha e informaram que haviam comprado os animais em Santa Catarina por R$ 3.000,00.
Os homens, de 26 e 31 anos, naturais de Erechim e Itatiba do Sul, foram presos em flagrante, enquanto o adolescente, de 16 anos, foi apreendido. Nenhum deles possuía antecedentes criminais.
Os detidos foram encaminhados à Polícia Judiciária de Erechim para os procedimentos legais, e os animais serão entregues ao órgão ambiental responsável para tratamento e destinação adequada.
A PRF reforça que a prática de rinha de animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) e alerta para a importância de denunciar casos de maus-tratos à fauna silvestre ou doméstica.








