A MetSul Meteorologia reforça o alerta para a ocorrência de temporais, alguns fortes a severos, na tarde e noite desta segunda-feira, 15 de dezembro, devido ao avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul. O maior risco é a ocorrência de vendavais, que localmente podem ser muito severos e causar danos. A instabilidade já começou na manhã de hoje na Metade Oeste, com rajada de 85 km/h registrada em Rosário do Sul. O perigo se intensifica porque a chegada da frente na segunda metade do dia vai coincidir com as horas mais quentes, quando as temperaturas podem atingir ou ultrapassar 35°C, potencializando a formação de células de tempestade.
No decorrer da tarde e noite, a instabilidade avança de Oeste para Leste, trazendo chuva e um elevado risco de temporais de granizo e, principalmente, de vento. Há possibilidade de formação de algumas supercélulas com frente de rajadas, uma condição particularmente perigosa para vento. A MetSul adverte para o risco de rajadas entre 70 km/h e 100 km/h em muitas cidades, mas em alguns locais o vento pode ultrapassar 100 km/h, não se afastando a chance de picos acima de 120 km/h em tempestades isoladas.
O alto risco de vendavais com danos extensos, como queda de árvores, postes e grande impacto na rede elétrica, concentra-se principalmente no Centro, Noroeste, Vales, Planalto Médio, Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral Norte. Em Porto Alegre e região metropolitana, a virada do tempo é estimada do meio para o final da tarde, com o maior risco sendo de vento forte a localmente intenso. Apesar de os volumes de chuva não serem indicados como muito altos, há chance de chuva forte e intensa de curta duração na chegada dos temporais, podendo acumular 50 mm a 100 mm em curtos períodos em pontos isolados.








