São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025

Paciente é homem de 27 anos da capital, não vacinado e com histórico de viagem internacional; Brasil registra 37 casos importados no ano.

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo registrou o segundo caso de sarampo em 2025. O paciente é um homem de 27 anos, morador da capital paulista, que não estava vacinado e havia realizado viagem recente ao exterior. Ele já recebeu atendimento médico e teve alta. O primeiro caso no estado havia sido identificado em abril.

O Ministério da Saúde informou que, entre janeiro e novembro de 2025, o Brasil confirmou 37 casos de sarampo, sendo todos importados — adquiridos em viagens, sem transmissão local do vírus. A alta circulação do vírus tem se intensificado na região das Américas, que confirmou 12.596 casos e 28 óbitos até 7 de novembro, principalmente em comunidades com baixa cobertura vacinal.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, prevenida pela vacinação, cujos principais sintomas são manchas vermelhas no corpo e febre alta. Em 2024, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) retirou a verificação das Américas como área livre de sarampo, mas o Ministério da Saúde afirma que o Brasil ainda mantém a certificação internacional de país livre da circulação do vírus.

Dom Vital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo