Serra das Antas terá tráfego liberado 24 horas até o início de janeiro a partir desta sexta-feira, 19

DNIT suspende comboios na BR-470 para facilitar deslocamentos no período de maior movimento

A BR-470, na região da Serra das Antas, terá tráfego totalmente liberado a partir desta sexta-feira (19) até o dia 4 de janeiro, sem a necessidade de circulação em comboio. A medida foi anunciada pelo DNIT e tem como objetivo garantir mais fluidez e segurança durante o período de festas, quando o fluxo de veículos cresce de forma expressiva, especialmente entre Bento Gonçalves e Veranópolis.

A liberação temporária suspende o sistema de comboios adotado após os graves danos estruturais causados pela catástrofe climática de 2024, que provocou deslizamentos, rompimento de pistas e sérios prejuízos à rodovia. Com o avanço das obras, o tráfego ficará livre 24 horas, sendo liberado no sentido Bento–Veranópolis a partir das 6h e Veranópolis–Bento a partir das 7h, permitindo viagens contínuas ao longo do dia e da noite.

Segundo o DNIT, a decisão só foi possível graças a um esforço intenso e ininterrupto das equipes ao longo de todo o ano, com trabalhos noturnos, em finais de semana e feriados. As frentes de obra incluem estabilização de encostas, contenção de taludes, reconstrução de trechos destruídos, pavimentação e alargamento da via, mobilizando mais de 550 trabalhadores e quase 250 equipamentos. A partir do dia 5 de janeiro, a rodovia terá fechamento total às 6h30, com retorno aos horários regulares de comboio, para que os serviços de recuperação sejam retomados com segurança.

Sair da versão mobile