Calor intenso antecede virada no tempo, com alerta para tempestades e granizo já no início da semana
O Rio Grande do Sul vive um típico cenário de verão neste final de semana, mesmo antes da estação começar oficialmente. Uma massa de ar quente intensifica as temperaturas, que neste domingo, 14, podem superar os 35 °C em regiões como o Oeste, Noroeste, Centro, Campanha, Vales, Porto Alegre e área metropolitana. O dia será marcado por céu parcialmente nublado e forte calor, com possibilidade de pancadas rápidas e localizadas, especialmente na Serra. Na capital, os termômetros devem oscilar entre 20 °C e 34 °C.
Apesar do clima aparentemente estável, a situação deve mudar nas próximas horas. No sábado, 13, a Defesa Civil emitiu alerta para temporais em áreas isoladas do Estado, devido a uma área de baixa pressão. O cenário se agrava na segunda-feira, 15, com a chegada de uma frente fria que traz risco elevado de tempestades com ventos entre 70 e 90 km/h, além de chuva intensa, granizo e descargas elétricas, principalmente nas regiões das Missões, Noroeste e Norte. Os acumulados podem atingir até 80 mm por dia em áreas como o Centro e a Região Metropolitana.
A partir da madrugada de terça-feira, 16, a frente fria deve continuar avançando e provocar chuvas moderadas a fortes em várias regiões do Estado, incluindo o Litoral Norte, Serra e Costa Doce. No entanto, ao longo do dia, o tempo tende a se estabilizar, trazendo alívio após o período de instabilidade. Ainda assim, as autoridades pedem atenção redobrada à população devido ao potencial destrutivo dos temporais previstos para o início da semana.








