Última superlua do ano ilumina o céu do Brasil nesta quinta-feira
Fenômeno astronômico poderá ser visto em todo o país, marcando a despedida das superluas de 2025 com espetáculo a olho nu
Na noite desta quinta-feira (4), os céus do Brasil serão palco da última superlua de 2025, visível em todo o território nacional. O fenômeno acontece quando a lua cheia coincide com o perigeu, momento em que o satélite está mais próximo da Terra, o que a faz parecer maior e mais brilhante do que o habitual. Esta será a terceira superlua do ano, após as ocorridas em outubro e novembro.
Segundo o Observatório Nacional, a visibilidade do espetáculo depende das condições climáticas e da escolha de locais afastados da poluição luminosa. A dica dos especialistas é observar a Lua logo após seu nascimento no horizonte, momento em que o impacto visual costuma ser mais impressionante. Ainda de acordo com o órgão, cada região do planeta verá o fenômeno em horários diferentes, conforme o fuso horário.
Apesar de popular, o termo “superlua” não tem base científica oficial. Criado por um astrólogo em 1979, ele se refere às luas cheias que ocorrem com o satélite a até 90% de proximidade do perigeu. Astrônomos divergem quanto aos critérios exatos, e apenas a superlua de 5 de novembro deste ano atende aos parâmetros mais rígidos, com menor distância e intervalo de tempo entre a lua cheia e o perigeu. Mesmo assim, a superlua desta semana promete encantar quem olhar para o céu.







