Modelos meteorológicos indicam instabilidade e risco de temporais entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná
O último dia do ano, terça-feira, 31 de dezembro, será de tempo instável e chuvas intensas em boa parte da região Sul do Brasil. Segundo dados do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo, o padrão atmosférico segue sem grandes mudanças, mantendo as condições para a formação de tempestades típicas de verão.
Ao longo do dia, a combinação entre o calor intenso, alta umidade e instabilidades em médios níveis da atmosfera favorece o desenvolvimento de nuvens de tempestade. As simulações meteorológicas apontam ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas em diferentes períodos, com maior probabilidade durante a virada do ano.
Os maiores acumulados de chuva e a atividade convectiva mais intensa devem se concentrar entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Nessas áreas, há risco elevado de temporais organizados, capazes de provocar chuva forte em curto período, rajadas intensas de vento e queda de granizo localizada.
O padrão de instabilidade repete o comportamento observado nos últimos dias, reforçando a necessidade de atenção da população e do monitoramento das condições climáticas durante as comemorações de Réveillon.
Com informações de Clima Extremo.








