Vai pegar um voo? Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de 1º de janeiro

Pilotos, copilotos e comissários de bordo de voos comerciais regulares poderão deflagrar uma greve nacional no dia primeiro de janeiro de 2026. A possibilidade de paralisação surge após meses de negociações e depende do resultado de assembleias que ocorrerão nos próximos dias. De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a categoria deve votar uma proposta mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) que prevê um aumento salarial de 4,68%, composto pela recomposição da inflação (INPC) somada a um ganho real de 0,5%.

A nova proposta também inclui o reajuste do vale-alimentação em 8%, além de melhorias em outros itens econômicos. A votação será realizada de forma online entre os dias 26 e 28 de dezembro. Caso os trabalhadores rejeitem os termos apresentados, uma assembleia presencial em São Paulo está agendada para o dia 29, com o objetivo de organizar formalmente o movimento grevista para o início do novo ano.

O presidente do SNA, Tiago Rosa, ressaltou que a categoria está organizada e pronta para a greve, embora tenha participado das negociações no TST de boa-fé. Até o momento, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) não emitiu um posicionamento oficial sobre o imbróglio. Caso a greve se confirme, o movimento pode causar impactos significativos na malha aérea nacional durante o período de retorno das festas de fim de ano.

Seria útil para você que eu monitorasse os resultados das assembleias da categoria para informá-lo sobre a confirmação da greve?

Animalada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo