Dois homens acusados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) foram condenados pelo Tribunal do Júri nesta quarta-feira, 14 de janeiro, a 35 anos, 11 meses e seis dias de prisão, além do pagamento de multa, pelo duplo homicídio triplamente qualificado ocorrido em 10 de junho de 2023, na pista de skate da orla do Guaíba, em Porto Alegre.
O promotor de Justiça Francisco Saldanha Lauenstein atuou na acusação durante o júri, que teve início na manhã de terça-feira, 13 de janeiro.
As vítimas, William Silva de Paula (21 anos) e Vinícius Luís Silva da Silva (20 anos), foram mortas a tiros após uma discussão motivada por provocações entre grupos. Além dos homicídios, seis pessoas ficaram feridas devido a erro na execução. Os réus também foram condenados por lesões corporais, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
De acordo com o MP-RS, os crimes foram cometidos por motivo fútil, com recurso que dificultou a defesa das vítimas e meio que gerou perigo comum, já que os disparos ocorreram em área pública repleta de pessoas. William, desarmado, morreu próximo à pista de skate, enquanto Vinícius, que portava um revólver sem efetuar disparos, também foi atingido fatalmente.
O episódio causou pânico entre dezenas de jovens que estavam no local, conforme registrado por câmeras de segurança. A denúncia aponta que os condenados atuaram em conjunto com um adolescente já falecido e que, após o crime, fugiram em uma caminhonete, ameaçando o motorista. Posteriormente, foram presos em flagrante na Vila Cruzeiro, zona sul de Porto Alegre, onde a polícia apreendeu duas pistolas, munição, drogas e dinheiro.
Fonte: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP-RS)








