Alistamento Militar 2026 está com inscrições abertas até 30 de junho

Procedimento é obrigatório para homens que completam 18 anos e oferece vagas voluntárias para mulheres
O período de Alistamento Militar 2026 teve início nesta quinta-feira, 1º de janeiro, e segue disponível para inscrições até o final do primeiro semestre. O processo é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos neste ano, inclusive para aqueles que residem no exterior. Pelo segundo ano consecutivo, o Ministério da Defesa também disponibiliza o alistamento feminino voluntário para jovens de 18 anos, com a oferta de 1.467 vagas distribuídas entre Exército, Marinha e Aeronáutica em 21 estados e no Distrito Federal.
O cidadão pode realizar o procedimento de forma gratuita através do site oficial do Alistamento Online, utilizando o cadastro da plataforma Gov.br. Para aqueles que preferem o atendimento presencial, as Juntas de Serviço Militar (JSM) iniciaram o atendimento nesta sexta-feira, 2 de janeiro, exigindo a apresentação de certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade e comprovante de residência. Jovens com deficiência podem solicitar a isenção mediante apresentação de laudo médico no ato da inscrição.
Estar em dia com o serviço militar é indispensável para o exercício de direitos civis, como a emissão de passaporte, matrícula em universidades e posse em concursos públicos. Após o alistamento, o jovem deve monitorar o sistema para verificar se foi dispensado ou se participará da seleção geral no segundo semestre. Aqueles que forem incorporados iniciarão o serviço militar em 2027, com duração inicial de 12 meses, contribuindo para a reserva estratégica de defesa nacional e ações subsidiárias das Forças Armadas.







