Anvisa aprova medicamento com injeção semestral para prevenir o HIV

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta segunda-feira, 12 de janeiro, o uso do medicamento Sunlenca (lenacapavir) como nova ferramenta de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) contra o HIV-1. O fármaco inovador atua inibindo o capsídeo do vírus, o que impede sua multiplicação nas células do corpo. A grande novidade é a disponibilidade de uma injeção subcutânea aplicada a cada seis meses, facilitando a adesão ao tratamento em comparação aos comprimidos de uso diário utilizados atualmente.

O medicamento é indicado para adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 kg, que apresentem risco de contrair o vírus. Estudos clínicos comprovaram a alta eficácia do fármaco, registrando 100% de proteção em mulheres cisgênero e resultados superiores à PrEP oral em outros grupos. Antes de iniciar o protocolo semestral, o paciente deve obrigatoriamente realizar um teste de HIV com resultado negativo.

Apesar da aprovação regulatória, a comercialização do Sunlenca ainda depende da definição de preços pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). A incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) será avaliada posteriormente pela Conitec e pelo Ministério da Saúde. O lenacapavir é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a melhor alternativa preventiva existente até que uma vacina seja desenvolvida, integrando a estratégia de prevenção combinada que inclui testagem e uso de preservativos.

Sair da versão mobile