Anvisa determina recolhimento de produtos para decoração de alimentos com plástico e glitter

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira, 19 de janeiro, o recolhimento de produtos utilizados na decoração de alimentos que contêm substâncias não autorizadas, como glitter e polímeros plásticos.
Os produtos afetados pela medida são:
- Folha de Ouro para decoração com polímeros plásticos, da marca Morello (todas as cores);
- Pó/Brilho (Glitter) para decoração com polímeros plásticos, também da marca Morello (todas as cores).
Fabricados pela empresa 3JG Indústria e Comércio de Artigos para Confeitagem Ltda. Morello, os itens estavam sendo vendidos em plataformas online, como Shopee, Mercado Livre e Amazon, além de divulgados no Instagram.
A Anvisa suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição, divulgação e consumo desses produtos e determinou o recolhimento imediato dos lotes disponíveis no mercado.
A agência também ordenou a apreensão dos produtos comercializados pela empresa Nykax Produtos Naturais (Maiko Nikolas dos Santos Produtos Naturais), devido à origem desconhecida dos alimentos. A decisão foi tomada após tentativa frustrada de inspeção da Vigilância Sanitária de Curitiba, em dezembro de 2025, quando a empresa não foi localizada no endereço informado.
A Anvisa reforça que o uso de substâncias não autorizadas em alimentos representa risco à saúde do consumidor e que todas as medidas sanitárias cabíveis estão sendo adotadas.
📄 Informações: Agência Brasil / Anvisa







