Baixa pressão traz ventos intensos e risco de falta de luz no Sul

Sistema meteorológico atinge Argentina, Uruguai e estados do Sul do Brasil neste sábado com rajadas de até 100 km/h.

A formação e o rápido aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico provocará ventos fortes a intensos neste sábado, 02 de janeiro, as informações são da Metsul. O sistema, impulsionado por uma massa de ar frio atípica para a estação, deve atingir inicialmente a província de Buenos Aires e o Uruguai, avançando em seguida para o Sul do Brasil. A previsão indica que o campo de vento afetará o Litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, podendo alcançar a costa de São Paulo até o final do dia.

No Rio Grande do Sul, as rajadas devem variar entre 50 km/h e 80 km/h na maioria das regiões, mas podem superar esses valores em pontos isolados do Sul e do Litoral Norte. Em Porto Alegre, o risco maior de ventania ocorre entre o meio da manhã e o meio da tarde, com potencial para atingir 70 km/h a 80 km/h nas margens do Guaíba. A intensidade do fenômeno é suficiente para causar transtornos na rede elétrica, com risco de cortes de luz em diversas localidades gaúchas e catarinenses devido à queda de galhos ou danos estruturais.

O deslocamento deste sistema de baixa pressão também será responsável por impulsionar o ar frio pelo Sul do país, provocando uma queda acentuada nas temperaturas no decorrer do dia. O declínio térmico será sentido com mais força no início da próxima semana, com mínimas previstas entre 10°C e 15°C na maior parte do território gaúcho e marcas ainda menores em regiões de altitude. O fenômeno encerra um período de instabilidade e marca o ingresso de uma massa de ar seco e frio que deve estabilizar o tempo após a ventania.

Unimed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo