Bento Gonçalves realiza abertura oficial da colheita da uva no Rio Grande do Sul
Bento Gonçalves, capital brasileira do vinho, sediou neste sábado, 10 de janeiro, a abertura oficial da colheita da uva no Rio Grande do Sul, marcando também o início da programação do Bento em Vindima, que segue até o dia 29 de março

A cerimônia ocorreu durante o Festival Sabores da Vindima, realizado na Vinícola Salton, no distrito de Tuiuty, reunindo autoridades, produtores, comunidade local e visitantes. O evento contou com apresentações artísticas de Cavattapi, Canzoni Belle, Beto e Tobias, Canarinhos, Samuel Pedrotti e Marco Antônio e Banda.
Estiveram presentes o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, o vice-prefeito Amarildo Lucatteli, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, representando o governador Eduardo Leite, além do deputado estadual Guilherme Pasin e prefeitos da região, entre eles Adiló Didomenico (Caxias do Sul), Jonas Tomasini (Farroupilha), Sérgio Chesini (Garibaldi), Adilso Salini (Pinto Bandeira) e a prefeita em exercício de André da Rocha, Neusa Biavatti Cavedon. Também participaram o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Henrique Nuncio, demais autoridades e a comunidade.
A bênção das uvas e da safra no Estado foi conduzida pelo padre Moacir Canal. A programação incluiu a colheita simbólica da uva, a tradicional pisa, que representa a etapa inicial da produção do vinho, além de passeio de tuc-tuc entre os parreirais. Participaram da pisa as soberanas da Fenavinho Laura Strozak, Yasmin Barbacovi e Graziele Miszevski.
O secretário de Turismo, Henrique Nuncio, destacou o simbolismo da celebração. “Bento se reúne para celebrar o símbolo da nossa identidade, que é a uva. Um fruto que carrega história, trabalho, tradição e futuro”, afirmou.
Em sua segunda edição, o Festival Sabores da Vindima reuniu representantes das rotas Encantos da Eulália, Vale das Antas e Faria Lemos, com gastronomia, artesanato, vinhos e mais de 30 empreendimentos participantes. A presidente do Comtur e das rotas, Alexandra Garbin, ressaltou a união dos roteiros e a valorização da identidade local.
O deputado estadual Guilherme Pasin enfatizou a importância do setor vitivinícola para a região, enquanto o secretário estadual Edivilson Brum destacou a relevância da agricultura, que responde por cerca de 40% do PIB do Estado.
Encerrando os pronunciamentos, o prefeito Diogo Siqueira reforçou a importância da vitivinicultura para o município. “Abrir a vindima é valorizar o vinho como resultado do trabalho agrícola e da história de cada família. Mesmo diante dos desafios climáticos, seguimos firmes”, afirmou.
A programação completa do Bento em Vindima pode ser conferida em bento.tur.br.






