Ação do 3º Batalhão de Polícia Ambiental resgata galos e pássaros silvestres e resulta na detenção de um homem por crimes contra a fauna
Nesta sexta-feira, 23 de janeiro, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb BM), flagrou maus-tratos a galos e pássaros silvestres mantidos em cativeiro ilegal no município de Cruz Alta.
A ação ocorreu após denúncia anônima, que levou a equipe do batalhão, acompanhada da médica veterinária do Bem-Estar Animal do município, até uma residência onde foram encontrados 10 galos da raça Mura presos em gaiolas artesanais de madeira. Os animais apresentavam lesões nas asas e no pescoço, indicando sinais de maus-tratos. No local, também foi identificado um rinhadeiro, estrutura usada em rinhas de galos.
Além disso, os policiais encontraram dois pássaros da espécie cardeal (Paroaria coronata) mantidos em cativeiro sem licença ambiental. O morador não possuía autorização do órgão competente para criação de aves silvestres.
Diante das irregularidades, o homem foi detido, e foram lavrados dois Termos Circunstanciados com base nos artigos 32 e 29 da Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Os galos foram apreendidos, e os pássaros silvestres encaminhados para avaliação veterinária, devendo retornar ao habitat natural após os cuidados. O rinhadeiro foi destruído no local.








