Fenômeno ganha força a partir de sexta-feira e deve atingir especialmente Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.
A formação do primeiro ciclone extratropical de 2026 deve provocar tempestades severas e ventos fortes em cinco estados brasileiros entre sexta-feira, 09 de janeiro, e domingo. O sistema meteorológico afetará o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e o litoral de São Paulo. De acordo com o Metored, a previsão inclui a formação de um rio atmosférico, que transportará umidade da Amazônia, elevando os acumulados de chuva para até 130 milímetros em diversas regiões do Sul do país.
Em Santa Catarina, a Defesa Civil alerta para rajadas de vento que podem atingir 70 km/h no Extremo-Oeste já nesta sexta-feira. O risco é considerado moderado a alto para ocorrências como alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores. O sistema de baixa pressão deve se deslocar em direção ao Uruguai no sábado, mas continuará influenciando o tempo em território catarinense com temporais isolados de forte intensidade até o início da próxima semana.
As autoridades recomendam que a população busque abrigo seguro e evite transitar próximo a postes, placas ou árvores durante o período de ventania. Além disso, é fundamental não atravessar ruas alagadas ou pontes submersas, devido ao volume hídrico esperado. O sistema deve começar a perder força apenas na segunda-feira, 12 de janeiro, embora áreas na divisa entre Santa Catarina e Paraná ainda possam registrar instabilidades residuais.








