O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS) cumpriu, na sexta-feira, 16 de janeiro, seis mandados de busca e apreensão em Viamão e Canoas, em mais uma etapa das operações do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Rio Grande do Sul (CIRA-RS).
A ação teve como foco a apreensão de veículos transferidos a terceiros para ocultação patrimonial, em um desdobramento das operações deflagradas em novembro de 2025, que miram grupos empresariais do ramo do aço suspeitos de sonegar e deixar de recolher mais de R$ 72 milhões em ICMS.
Nesta fase, foram apreendidos dois caminhões, uma caminhonete e três automóveis, todos formalmente repassados a terceiros com o objetivo de frustrar medidas judiciais. Os veículos apreendidos reforçam a linha investigativa sobre lavagem de dinheiro e ocultação de bens.
Nas fases anteriores, já haviam sido cumpridos 12 mandados de busca e bloqueios de bens e valores, além da apreensão de veículos de luxo ligados aos investigados. As apurações abrangem crimes tributários, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
O CIRA-RS é composto pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), pela Secretaria da Fazenda do Estado, por meio da Receita Estadual, e pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Desde sua criação, o comitê já regularizou mais de R$ 830 milhões em débitos fiscais.
Denúncias sobre sonegação fiscal, ocultação patrimonial ou financeira de empresas devedoras podem ser encaminhadas aos canais oficiais do CIRA-RS.








