Fenômeno deve provocar chuva intensa, ventos acima de 90 km/h e queda de granizo entre sexta e sábado
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para a formação de um ciclone extratropical no Uruguai, que deve provocar tempestades severas em grande parte do Rio Grande do Sul entre a sexta-feira, 9 de janeiro, e o sábado, 10 de janeiro.
O fenômeno será causado pelo aprofundamento de uma área de baixa pressão atmosférica, favorecendo chuvas intensas, rajadas de vento fortes e possibilidade de granizo isolado.
Na sexta-feira, as tempestades mais severas devem ocorrer à tarde, com chuva forte em curto período de tempo, ventos que podem ultrapassar 90 km/h e granizo em pontos isolados. As regiões Centro e Oeste do Estado terão maior risco, com acumulados que podem superar 100 milímetros em apenas seis horas. Os volumes diários devem variar entre 15 e 60 mm, podendo atingir 120 mm em áreas pontuais.
No sábado, a condição para temporais isolados permanece em todo o Estado, exceto no Extremo Oeste. As chuvas podem ser localmente intensas, com rajadas de vento fortes, e acumulados diários entre 15 e 60 mm, chegando a 90 mm em alguns locais.
A tendência para o domingo, 12 de janeiro, indica redução das instabilidades, com chuvas isoladas no norte e nordeste do Estado e tempo mais estável no Oeste. Os acumulados devem ficar abaixo de 50 mm na maioria das regiões.
Ao final do período de instabilidade, a Defesa Civil prevê acumulados entre 20 e 90 mm em todo o Estado, podendo ultrapassar 120 mm nas regiões Oeste, Missões e Centro. O órgão recomenda atenção redobrada e orienta a população a evitar áreas de risco e seguir os alertas oficiais.








