Espetáculo teatral do Sicredi Serrana reuniu mais de 1,3 mil pessoas e alerta sobre golpes e fraudes

Projeto “Abre o Olho” percorreu seis municípios em 2025 e teve foco na educação e prevenção, especialmente entre o público idoso

A Sicredi Serrana concluiu, em 2025, a primeira etapa da turnê do espetáculo teatral “Abre o Olho”, do grupo Espaço da Arte, com a participação de 1.330 pessoas em seis apresentações realizadas nos municípios de Bom Princípio, Tupandi, Carlos Barbosa, Garibaldi, São Marcos e São Sebastião do Caí.

A iniciativa tem como objetivo promover educação financeira e prevenção contra golpes e fraudes, com atenção especial ao público idoso, considerado mais vulnerável a esse tipo de crime. A proposta utiliza o teatro como ferramenta educativa, aliando humor, emoção e interação direta com a plateia.

A peça retrata situações cotidianas inspiradas em casos reais, abordando como a dificuldade de admitir erros pode facilitar a ação de golpistas e reforçando a importância da informação como principal forma de proteção. Na história, o casal Malu e Inácio, às vésperas de comemorar 50 anos de casamento, enfrenta desafios relacionados ao uso do celular, da internet e até de abordagens presenciais. Com o apoio de Clara, gerente do Sicredi, os personagens aprendem que pedir ajuda é fundamental para evitar prejuízos.

Segundo os assessores de cooperativismo e sustentabilidade da Sicredi Serrana, André Luis Thums e Tatiani Abreu Da Silva, o projeto cumpre um papel relevante ao levar informação de forma acessível. “A informação é a melhor forma de proteger nossos associados. Utilizar o teatro como meio de comunicação torna o conteúdo mais leve e eficaz, contribuindo para que as pessoas se sintam mais seguras e preparadas diante de situações de risco”, destacam.

A ação integra o compromisso da Sicredi Serrana com a prevenção, o cuidado e a cooperação. Em 2026, o espetáculo retorna aos palcos a partir de abril, com apresentações previstas em outros municípios da área de atuação da cooperativa no Rio Grande do Sul e também no Espírito Santo, ampliando o alcance da mensagem de segurança e proteção.

Casa dos Condomínios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo