Ex-assessor de Bolsonaro é preso no Paraná
Ex-assessor de Bolsonaro é acusado de envolvimento em trama golpista e foi levado a presídio em Ponta Grossa
O ex-assessor de Jair Bolsonaro, Filipe Martins, foi preso na manhã desta sexta-feira (2) em Ponta Grossa (PR), após descumprir as restrições de sua prisão domiciliar, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a decisão, o motivo da nova prisão foi o uso da plataforma LinkedIn, considerado uma violação das condições impostas pela Justiça.
Martins havia sido condenado por participação na chamada “minuta do golpe”, documento que integrava um plano para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva após as eleições de 2022. Embora ainda não esteja em regime de cumprimento de pena definitivo — já que cabem recursos —, ele estava sob vigilância desde o último sábado (27), quando foi colocado em prisão domiciliar.
Ligado ao núcleo ideológico do bolsonarismo, Filipe Martins foi assessor especial para Assuntos Internacionais no governo de Jair Bolsonaro, além de ser apontado como integrante do chamado “gabinete do ódio”, acusado de disseminar desinformação nas redes sociais. Próximo da família Bolsonaro desde 2014, ele é afilhado político de Eduardo Bolsonaro e admirador declarado de Olavo de Carvalho, figura central do movimento ideológico que marcou o governo anterior.






