A Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos realizou, nesta segunda-feira, 26 de janeiro, uma operação de fiscalização em quatro estabelecimentos comerciais no Litoral Sul do Rio Grande do Sul.
Durante a ação, foram apreendidos cerca de 300 quilos de produtos impróprios para o consumo. Entre os itens recolhidos e descartados estavam carnes, pescados, fraldas descartáveis, banha, iogurtes e produtos de padaria.
As principais irregularidades encontradas foram armazenamento em temperatura inadequada, produtos vencidos — especialmente insumos utilizados em panificações — e alimentos sem comprovação de origem.
Participaram da fiscalização os promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho (Defesa do Consumidor de Porto Alegre), Mauro Rockenbach (Especializada Criminal de Porto Alegre) e Andrelise Borrin Bagatini (região do Litoral Sul); além de servidores do GAECO/MPRS, representantes da Vigilância Sanitária Municipal, das Secretarias Estaduais da Saúde e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) e da Delegacia do Consumidor (DECON).
A operação integra as ações permanentes de fiscalização e combate a irregularidades no comércio de alimentos, com foco na proteção da saúde pública e segurança do consumidor.








