Governo promove ações de conscientização ambiental na Operação Verão Total em Torres a partir de quinta (8)

Programação ocorre de 8 a 11 de janeiro e contará com transporte gratuito para visitas guiadas no Parque Estadual de Itapeva

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) integra a Operação Verão Total 2025/2026, do governo do Estado, com uma série de ações voltadas à educação ambiental, à sensibilização da população e à promoção do uso consciente dos recursos naturais. A primeira série de atividades acontecerá na praia de Torres entre quinta-feira (8/1) e domingo (11/1), das 14h às 19h, na Praia dos Molhes, na Praça Zeca Scheffer, ao lado do Memorial do Surf.

Inseridas no eixo Bem-Estar da Operação, as ações da Sema incluem uma programação diversificada voltada aos veranistas. Entre as atividades destacam-se visitas guiadas ao Parque Estadual de Itapeva, com transporte gratuito nos dias 8, 9 e 10 de janeiro, com saída às 14h. Além disso, a programação inclui oficinas, orientações e atividades educativas, com foco em temas como a importância das águas e das bacias hidrográficas, o descarte adequado de resíduos (especialmente lâmpadas fluorescentes) e a preservação dos ecossistemas costeiros. As iniciativas têm como objetivo sensibilizar a população e reforçar práticas de preservação ambiental no litoral gaúcho.

A coordenadora da Assessoria de Educação para a Sustentabilidade da Sema, Mariela Secchi, destaca que a iniciativa reforça o papel da educação ambiental como ferramenta fundamental para a construção de uma relação mais responsável da sociedade com o meio ambiente. “A presença na Operação Verão é uma oportunidade de diálogo direto com a população, promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis e o cuidado com os espaços naturais que fazem parte do cotidiano de veranistas e moradores”, reforça.

Visitas ao Parque Estadual de Itapeva

Durante o tour guiado, os veranistas são convidados a percorrer a trilha do Morro de Itapeva, onde recebem informações sobre as características do ambiente, flora e fauna locais, zoneamento e atividades de gestão. O parque é uma Unidade de Conservação administrada pela Sema e tem como objetivo a proteção de ecossistemas e espécies da fauna e da flora raras ou ameaçadas, assim como a promoção de atividades de pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.

A Unidade de Conservação abriga ambientes como dunas, vegetação de restinga, campos secos e alagados, banhados, turfeiras e mata paludosa, representando um dos últimos remanescentes da paisagem natural da planície litorânea do Rio Grande do Sul.

Serviço

O quê: visita guiada ao Parque Estadual de Itapeva
Quando: quinta-feira (8/1), sexta-feira (9/1) e sábado (10/1), às 14h
Onde: saída no ponto de encontro da Operação Verão, ao lado do Memorial do Surf, em Torres.
Haverá transporte gratuito de ida e volta (duração da trilha: aproximadamente 1 hora)

Balneabilidade 2025/2026

Outra ação integrada à Operação Verão Total é o Projeto Balneabilidade, executado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) em parceria com o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Aegea). O objetivo é informar a população sobre as condições de banho nas praias e balneários do Estado.

Nesta edição, o projeto monitora 96 pontos em 45 municípios — três a mais do que na temporada anterior. As coletas e análises tiveram início em 10 de novembro, e o primeiro boletim foi divulgado em 12 de dezembro. As informações são atualizadas semanalmente, sempre às sextas-feiras, até 27 de fevereiro, e estão disponíveis no site, nas redes sociais da Fepam e em placas informativas instaladas nos balneários.

Sobre a Operação Verão Total

A Operação Verão Total é uma iniciativa transversal do governo do Estado que reúne diferentes secretarias e órgãos para a prestação de serviços públicos durante o período de maior fluxo turístico no Litoral. As ações abrangem segurança dos banhistas, educação no trânsito, turismo, divulgação dos destinos de verão, fiscalização, transporte rodoviário e conscientização ambiental, entre outras medidas voltadas ao bem-estar da população. Ao todo, 39 órgãos e entidades do Executivo estadual participam da operação.

Sebilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo