Inmet alerta para tempestade e queda de granizo no Rio Grande do Sul

Aviso de perigo potencial abrange quase todo o estado nesta quarta-feira, com exceção da Região Norte
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para tempestades em quase todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 7 de janeiro. O aviso, divulgado na terça-feira, 6 de janeiro, prevê chuvas intensas com volumes de até 50 milímetros, além de ventos fortes entre 40 km/h e 60 km/h. Há também a possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas, embora o risco de alagamentos e danos estruturais seja considerado baixo pelo órgão.
O alerta de classificação amarela tem validade da meia-noite até as 23h59min de quarta-feira. As áreas sob monitoramento incluem Porto Alegre, Região Metropolitana, Litoral, Fronteira Oeste, Campanha e as regiões dos Vales, Sul e Central. Apesar da instabilidade climática, o Inmet reforça que a Região Norte do Estado é a única que não está integrada na zona de risco para este período específico.
A população deve ficar atenta às atualizações meteorológicas, mesmo com a baixa probabilidade de interrupções no fornecimento de energia elétrica ou quedas de árvores. O fenômeno faz parte de uma frente de instabilidade que atravessa o território gaúcho, exigindo precaução em deslocamentos e atividades ao ar livre nas regiões afetadas listadas pelo instituto.






