Inmet alerta para temporais e ventos de 100 km/h no Rio Grande do Sul
Instabilidade avança com nova frente fria e coloca diversas regiões gaúchas em estado de perigo até a manhã de domingo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas válidos para todo o Rio Grande do Sul entre este sábado, 17 de janeiro, e a manhã de domingo, 18 de janeiro. A situação mais crítica, sob alerta laranja, abrange a Região Metropolitana, Serra, Litoral Norte e os Vales do Sinos, Rio Pardo, Taquari, Centro e Norte. Nessas áreas, o acumulado de chuva pode atingir 60 mm/h, com rajadas de vento de até 100 km/h e risco elevado para alagamentos e transtornos estruturais.
As demais regiões do Estado encontram-se sob alerta amarelo de perigo potencial, onde o volume de chuva deve variar entre 20 e 30 mm/h. Nestas localidades, os ventos devem soprar entre 40 e 60 km/h, apresentando baixo risco para queda de energia ou de árvores. A instabilidade é impulsionada pelo avanço de uma nova frente fria que atinge o território gaúcho e também outros estados vizinhos durante o final de semana.
Para o domingo, 18 de janeiro, a previsão indica um enfraquecimento das instabilidades, embora o Inmet mantenha o monitoramento até as 9h. De acordo com a Climatempo, a tendência é de chuva fraca na maior parte do dia, mas ainda há possibilidade de temporais isolados e de curta duração em pontos específicos do Estado antes da normalização das condições climáticas.







