A veranense e jornalista Jô Mazzarolo foi eleita por unanimidade para ocupar a cadeira 14 da Academia Pernambucana de Letras (APL). A eleição ocorreu em dezembro, e a posse está marcada para quarta-feira, 14 de janeiro, em Pernambuco.
Com uma trajetória marcada por dedicação, inovação e liderança, Jô Mazzarolo consolidou-se como uma das figuras mais influentes do jornalismo brasileiro. Nascida em Veranópolis, em janeiro de 1960, iniciou sua carreira na TV Bandeirantes e, em 1984, ingressou na RBS TV, onde deu os primeiros passos em reportagens e produção de conteúdo.
Em 1988, foi para a TV Globo, no Rio de Janeiro, onde exerceu cargos de destaque como editora do Jornal Hoje e chefe de produção do Jornal Nacional e do Jornal da Globo. Mais tarde, assumiu por 23 anos a diretoria de jornalismo da Globo Recife, promovendo uma profunda valorização da cultura nordestina e criando programas icônicos, como os especiais de São João, verão e produções voltadas à educação e sustentabilidade.
Autora do livro “Mude o conceito – Quando inovar não era opção”, Jô também atua como palestrante e consultora de comunicação, compartilhando sua experiência com diferentes públicos.
Natural da Linha Thomas Flores, no interior de Veranópolis, Jô cresceu em uma família com 14 irmãos, onde o valor da educação foi sempre prioridade. Ainda adolescente, trabalhou na recepção do Seminário dos Capuchinhos, enquanto estudava à noite no Colégio Regina Coeli.
O prefeito em exercício de Veranópolis, João Guilherme Mazetto, parabenizou a jornalista pela conquista e destacou sua trajetória como exemplo de talento, dedicação e amor ao conhecimento, ressaltando que Jô leva o nome da Terra da Longevidade a uma das instituições mais prestigiadas da cultura nacional.








