Lewandowski entrega carta de demissão a Lula e deve deixar o Ministério da Justiça até sexta-feira

Presidente tentou adiar a saída do ministro, mas decisão foi confirmada durante reunião no Palácio do Planalto

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, comunicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira, 8 de janeiro, que deixará o cargo nos próximos dias. Durante o encontro no Palácio do Planalto, Lewandowski entregou pessoalmente sua carta de demissão, confirmando a decisão apesar das tentativas do presidente e de aliados de adiar sua saída.

A expectativa é de que o ministro deixe oficialmente o governo até sexta-feira, 9 de janeiro. Logo após a reunião com Lewandowski, Lula se encontrou com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, cotado como o principal nome para assumir o Ministério da Justiça. No entanto, fontes do governo afirmam que a escolha ainda não está definida.

Outros ministros e assessores participaram do encontro, que ocorreu cerca de uma hora antes do evento alusivo aos ataques de 8 de janeiro. Lula reafirmou que, por enquanto, não pretende dividir o Ministério da Justiça e da Segurança Pública, mantendo a ideia de só realizar a separação após a aprovação da PEC da Segurança Pública no Congresso.

A saída de Lewandowski ocorre em meio a movimentações internas do governo e à reorganização política do primeiro escalão, enquanto Lula busca reforçar a articulação institucional e consolidar sua agenda de segurança e democracia para 2026.

Domeneguini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo