Lula conversa com presidente interina da Venezuela após invasão dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, na manhã de sábado, 3 de janeiro, com a vice-presidente e atual presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, que assumiu o comando do país após a invasão militar dos Estados Unidos em Caracas. A ação resultou no sequestro do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama, Cília Flores, ambos levados para Nova York, onde estão detidos em um presídio federal.

De acordo com informações do Palácio do Planalto, o telefonema tratou da situação política e institucional da Venezuela, sem maiores detalhes divulgados. As Forças Armadas venezuelanas reconheceram Rodríguez como presidente interina desde sábado, 4 de janeiro.

Em carta pública enviada ao presidente dos EUA, Donald Trump, Delcy Rodríguez afirmou buscar um “relacionamento equilibrado e respeitoso” entre os países, “baseado na igualdade e não na ingerência”. Por outro lado, Trump declarou que os EUA pretendem garantir seus interesses nas reservas de petróleo venezuelanas, as maiores do mundo.

Maduro e Cília Flores são acusados pelos EUA de narcoterrorismo, corrupção e conspiração, mas sem apresentação de provas concretas até o momento. Eles foram notificados oficialmente em audiência no Tribunal Federal de Nova York, e seguem detidos no presídio federal do Brooklyn.

O episódio marca um momento de forte tensão internacional, com a Venezuela pedindo à ONU que condene a invasão norte-americana e denuncie o interesse dos EUA no controle do petróleo venezuelano.

Ebranet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo