Fenômeno climático traz alívio ao calor, mas causa fortes rajadas no Sul e Leste gaúcho neste sábado.
O ingresso de uma massa de ar frio neste sábado, 3 de janeiro, provocou uma queda acentuada nas temperaturas e fortes rajadas de vento em diversas regiões do Rio Grande do Sul. O fenômeno, impulsionado por uma baixa pressão no oceano, registrou ventos de 82 km/h em Cambará do Sul e 78 km/h em Porto Alegre. Na capital, os termômetros, que marcavam 29,1°C ao meio-dia, caíram para 25,6°C em apenas duas horas devido à chegada da frente fria, as informações são da Metsul Meteorologia.
Cidades do Sul e da Serra Gaúcha registraram marcas extremamente agradáveis durante a tarde, com 16,9°C em São Francisco de Paula e 18,9°C em Canguçu. A mudança no tempo foi precedida por ventos intensos no Uruguai, que atingiram 87 km/h antes de cruzarem a fronteira. Além do declínio térmico, o litoral gaúcho e o entorno da Lagoa dos Patos também sentiram o impacto, com rajadas variando entre 60 km/h e 72 km/h.
A previsão para domingo, 4 de janeiro, indica o predomínio de uma massa de ar seco e frio de alta pressão, garantindo um dia de sol. O destaque será o frio atípico ao amanhecer, com mínimas que podem cair abaixo de 10°C na Campanha e na Serra. Em áreas de baixada dos Aparados da Serra, as temperaturas podem atingir os 5°C, com pequena possibilidade de formação de geada isolada, algo raro para esta época do ano.








