O Agente Secreto e Apocalipse nos Trópicos recebem indicações ao Bafta

​Brasil conquista três nomeações no prêmio britânico considerado o Oscar europeu

​O Bafta anunciou, nesta terça-feira, 27 de janeiro, os indicados para a edição deste ano, destacando o cinema brasileiro com três indicações. O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, concorre nas categorias de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Roteiro Original. Já o documentário Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa e Alessandra Orofino, disputa a categoria de Melhor Documentário, enquanto o brasileiro Adolpho Veloso foi indicado à Melhor Fotografia pelo longa Sonhos de Trem.

​A produção de Kleber Mendonça Filho chega à premiação britânica fortalecida por resultados expressivos na temporada internacional. Recentemente, o longa venceu o Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator, com Wagner Moura. Além do Bafta, o filme também representará o país no Oscar, onde concorre em quatro categorias, incluindo Melhor Filme Internacional e Melhor Ator.

​Enquanto O Agente Secreto mantém o favoritismo nas grandes premiações, o documentário de Petra Costa busca consolidar sua trajetória internacional após vitórias em festivais globais. A cerimônia de entrega do Bafta está agendada para o dia 22 de fevereiro, precedendo a entrega das estatuetas do Oscar, que ocorrerá em Los Angeles no dia 15 de março.

Sair da versão mobile